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Manutenção de Vespa 125

 
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Autor Mensagem
Ricardo
Vespa Chicco
Vespa Chicco


Registo: Sep 01, 2005
Mensagens: 3

MensagemColocada: Qui Set 01, 2005 - 1:00 pm    Assunto: Manutenção de Vespa 125 Responder com Citação

Bom, sou novo por aqui, e ainda não ando de Vespa mas é quase certo que vou andar....pelo que preciso da vossa ajuda.

Transporto-me diariamente de mota. Infelizmente tenho a minha na oficina, e como quero trocar de mota, estou a pensar em "roubar" a Vespa do meu sogro para não ficar sem transporte enquanto a troca não acontece.

Sei que é uma 125 do início de 80 (PENSO mas não tenho a certeza que é uma PX125) e ele parou a mota a semana passada (anda pouco com ela, e acabou por anular o seguro). Está a andar, e está em estado razoavel, tem alguns arranhões mas para me transportar de casa ao serviço era suficiente. Infelizmente ela está em T.Novas, e tenho que fazer 100kms seguidos para a trazer (sou de Lisboa).

Duvidas para quem souber:
Como não quero ficar agarrado pelo caminho, quero fazer uma verificação ligeira naquilo pois (ainda) não percebo nada de Vespas.

A vela daquilo é de fácil acesso? Alguem me sabe dar a folga? (para dar uma limpeza na vela e afinar a folga)
Aquela tem reservatório de oleo á parte (para a mistura - o autolube). Quantos kms se podem fazer com um deposito de oleo? (O da gasolina tem manometro Wink )
Como é que é a lubrificação daquilo? É só a mistura ou tem carter de oleo?...se tiver carter como é que vejo o nível do oleo?

Qual é a pressão dos pneus daquilo?

Penso que estas verificações são o suficiente para me trazer à Povoa de Sta Iria sem azares. Mais alguem tem alguma recomendação?

Uma ultima questão. O meu sogro já há uns anos valentes espetou-se com a Vespa e partiu-lhe o conta kms. Aquilo foi arranjado mas nunca ficou bom (não marca mais de 70kms/h e eu sei que aquilo anda mais). Acham que aquilo é complicado de arranjar? Se tiver que levar novo....é caro?

PS: Alguem me arranja um manual técnico daquilo? (Sempre poupava uns trocos na oficina)

Abraços e Obrigado antecipadamente
Ricardo Feliciano
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Eduardo Antunes
Administrador
Administrador


Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Sex Set 02, 2005 - 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Ora vamos por partes:

Roubar-lhe a vespa não é bem o termo, chamemos-lhe usufruir de um bem alheio, neste caso para proveito dos dois, porque a vespa gosta é de fazer kms e para estar parada a apodrecer, o teu sogro até se sente mal com ele próprio!

100 kms é manteiga para uma vespa, desde que tenhas alguns cuidados. Sendo que a vespa está parada há uns tempos, recomendo que dês uma voltinha ao quarteirão antes de começar tudo, para veres o que precisa. Se tudo estiver em funcionamento (cabos, etc) lhe mudes o óleo do motor(tarefa simples, olha para a traseira do motor e tens dois parafusos, um por baixo, pra drenares o óleo, e outro por cima, para repores o óleo depois de teres drenado o antigo e teres voltado a apertar o bujão inferior. O óleo é usares um monograduado para caixas de velocidades, e vais pondo com uma almotolia até que saia óleo pelo bujão de cima (quando está de nível fica ao nível do bujão superior). Depois de tratares do óleo, é vez de veres a vela, tira-a fora e dá uma olhadela, ou substitui por uma nova, nunca é demais (guardas a velha para situações de emergencia Wink ). Vela posta, vê a pressão dos pneus, recomendo qualquer coisa a rondar os 30 atrás, um pouco menos à frente (PSI). Com os kms vais acabar por encontrar a tua pressão preferida Very Happy

Quanto ao depósito de óleo do AutoLube, deves ter uma bolha de "vidro" ao pé da torneira da gasolina e do manípulo do ar, essa bolha dá-te o nível. Um depósito cheio leva um litro e mais qualquer coisa, o que dá para fazer uns bons kms.

Ainda assim, para vires descansadinho até lisboa, recomendo que ponhas aí mais 1% de óleo no depósito (compram-se uns copos de mistura, graduados a 2%, fazes a mistura para metade dos litros).

Quanto ao velocímetro, um novo é capaz de rondar os 80€, creio...

Chegando a Lisboa, recomendo que uma destas quintas-feiras apareças no clube para duas de letra, há sempre alguém com bons conselhos, e caso queiras fazer um seguro mais barato, basta tornares-te sócio do Vespa Clube de Lisboa, que além dessa te dá outras vantagens.

Cá em Lisboa recomendo que, para que possas andar à vontade durante alguns kms, faças uma revisão geral (podes fazer tu). Mudas cabos, bichas, mangueiras de gasolina e óleo (a do óleo é preciso ferrá-la, pelo sim pelo não, mete um bocadito de óleo misturado na gasolina do depósito até que tenhas a certeza que o autolube está a funcionar). Enfim, dá um pouco de atenção à vespa e ela vai portar-se bem, de certeza.

Já agora, depois faz aí um relato dessa saga! Wink

Cumprimentos!
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Ricardo
Vespa Chicco
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Registo: Sep 01, 2005
Mensagens: 3

MensagemColocada: Sex Set 02, 2005 - 2:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Fixe Smile

Obrigado Smile
Em principio ainda não a trago este fds. Como só lhe posso mexer nos fds, e no sabado tou de casamento, só vou ver se perco no domingo tempo para ver que ferramenta é que vou precisar. Depois na semana que vem logo vejo.

Estou interessado nessa questão do seguro...podes elucidar-me (valores etc)?
É que eu vou transferir o seguro da minha mota (que é uma fazer 600) temporáriamente para poder andar com a Vespa. Mas ou trocando de mota, ou ficando com a minha, vou continuar com o "motão" para os passeios mais longos a dois. De modo a que vou necessitar de fazer um novo seguro. Se fosse vantajoso....(a mota vai continuar no nome do meu sogro...achas que é problema?).

Se calhar está escrito no site, mas como ainda não o explorei peço ou a informação, ou o link:
Onde é o clube? Como é que nos inscrevemos?

Por fim
Que oleo é que aconselham para a caixa?
Que oleo é que aconselham para a mistura (sei que há alguns que são melhorzinhos, que fazem menos fumo, protejem mais e deitam menos fumo....)
Onde comprar a vela? (e já agora sabem a referencia?)

Mais uma vez obrigado Smile

Abraços
Ricardo Feliciano
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Ricardo
Vespa Chicco
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Registo: Sep 01, 2005
Mensagens: 3

MensagemColocada: Sex Set 02, 2005 - 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Se calhar está escrito no site, mas como ainda não o explorei peço ou a informação, ou o link:
Onde é o clube? Como é que nos inscrevemos?


Esquece....já vi as respostas Very Happy
Obrigado
Ricardo Feliciano
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Pedro Estevão
Administrador
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Registo: May 23, 2005
Mensagens: 4973

MensagemColocada: Sex Set 02, 2005 - 10:41 pm    Assunto: Óleos... Responder com Citação

Boas.

O óleo do motor qq um serve. Dizem os mais entendidos / racers que um óleo do motor muito viscoso faz andar menos a Vespa, mas...
Eu utilizo um Castrol 20 - 40W que andava aqui para a garagem e ando satisfeito da vida.

Qto ao óleo para usar na mistura, um 100% sintético será o melhor, pois o mineral, além de teóricamente fazer mais fumo que o sintético, faz mais depósitos e sujará mais as velas. Marca boa e barata... eu recomendo sempre o do Continente e já o usei muito tempo na minha Rally 200, mas como (quase) sempre (quase) todos me caem em cima, posso recomendar o Putoline .
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Eduardo Antunes
Administrador
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Registo: May 19, 2005
Mensagens: 929
Local/Origem: Lisboa

MensagemColocada: Qua Set 07, 2005 - 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tb vou pelo do Continente, se bem que ele perdeu um bocado de qualidade no último "update", a meu ver. Desde que passou para amarelo agrada-me menos, cheira pior e aparenta ter menos qualidade geral.
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